Oxidação do Hot Stamping

A causa da oxidação é a composição da tinta preta, normalmente preparada com “nego de fumo”, que inicia-se em até cinco dias após a gravação e pode durar até três meses ou o desaparecimento total da impressão, pois a metalização à vácuo, feita com filamentos de alumínio, cria uma barreira que impede que a tinta “respire” e seque totalmente. Este problema é recorrente no processo de gravação de hot-stamping metálico sobre tintas muito escuras (preto e roxo principalmente) ou metálicas (Metalstar ou similares), quando não são observados alguns cuidados que podem neutralizar a oxidação, tais como:

1

Não utilizar aditivos

Quando for utilizado este tipo de tinta, nunca utilizar aditivos (cera);

2

Aguardar

Aguardar a cura total da tinta;

3

Aplicação de verniz

Aplicar uma camada de verniz base d’agua de boa qualidade, com baixa acidez para isolar a tinta da fita hot-stamping e aguardar a cura total. Não recomendamos a utilização do verniz fosco a base d´agua para isolamento/barreira química do pigmento escuro.

member
member
member
member

Calço Pirâmide

O intuito do Calço Pirâmide é expulsar o ar do centro da gravação para as laterais para evitar os furos que ocorrem normalmente quando a fita de hot stamping é aplicada sobre laminação fosca ou brilho em equipamentos que não sejam cilíndricos (tipo boca de sapo ou batida).

Download PDF

Entre em contato agora mesmo